
Fazer visitas periódicas ao dentista Existem diversos problemas bucais que podem interferir na formação do feto e na saúde da mãe.
É a especialidade da Odontologia que diagnostica e realiza o tratamento cirúrgico das doenças, traumatismos, lesões e anomalias do aparelho mastigatório.
O especialista nesta área, também faz a extração de dentes, como os terceiros molares, mais conhecidos como dentes do siso ou dentes do juízo.
Há vários motivos pelos quais os dentes são extraídos, sendo alguns deles: uma cáries profundas, uma infecção ou falta de espaço para todos os dentes na boca. Antes da extração é necessária uma avaliação do dentista, que analisa todo o histórico do paciente e providencia as devidas radiografias e exames laboratoriais, caso necessário. Com isso, é feito um diagnóstico que indica a real necessidade da extração. Após o procedimento o paciente sentirá um leve desconforto, para amenizar tais reações é necessária uma correta higienização bucal, evitando assim, futuras infecções. A extração de um dente é um procedimento simples, porém delicado, é muito importante que o profissional seja capacitado para realizar um procedimento com mais eficiência e garantir resultados satisfatórios.
Os terceiros molares, mais comumente chamados dentes siso ou dentes do juízo, são os últimos dentes a irromperem na boca, por volta dos 16 aos 22 anos. Devido a esse aparecimento tardio, muitas vezes não há espaço para acomodá-los, causando grande desconforto ao paciente. A falta de espaço para esses dentes na arcada, também pode influenciar para que estes fiquem inclusos, ou seja, fiquem retidos dentro do osso ou da gengiva e não erupcionem nunca. Muitas vezes, os pacientes com sisos inclusos nem sabem que os possuem.
Em algumas situações o sisos ficam semi-inclusos, ou seja, uma parte erupciona dentro da boca e a outra fica recoberta por osso e ou gengiva. Nessas situações, geralmente o paciente sente dor, inchaço e desconforto.
Terceiros molares que erupcionam parcialmente ou totalmente também podem causar mudanças e apinhamentos nos dentes já presentes, ou seja, podem mudar ou afetar a posição dos outros dentes em uma tentativa de se acomodar.
Nem todo dente siso precisa ser extraído, apenas um profissional competente é quem pode definir se há ou não a necessidade de removê-lo. O período ideal para o exame dos sisos é quando o paciente está com idade entre 16-22 anos, pois nesta fase da vida, as raizes dos sisos geralmente ainda não estão formadas por completo e caso seja necessário a extração, a mesma é menos dolorosa e causa menos desconforto pós-operatório.
O procedimento de extração desses dentes é feito com anestesia local, ou seja, o dentista anestesia apenas os dentes que serão removidos. A extração dos quatro sisos, na CD3 Odontologia, demora, em média de 15 a 20 minutos, a depender da complexidade de cada caso. A CD3 Odontologia é especializada em extrações de terceiros molares e em cirurgias de grande de pequeno porte. A experiência cirúrgica do Dr. Bruno Mendonça o fez criar uma própria técnica de remoção de sisos inclusos, técnica esta que tem como vantagem um curto tempo cirúrgico culminando em um excelente pós-operatório.
Assim como qualquer cirurgia odontológica o paciente pode sentir um leve desconforto ou inchaço que desaparecem a partir do quarto dia.
Já fez ou irá fazer sua cirurgia conosco, mas esqueceu quais são as recomendações? Faça o download do pré e pós operatório.
A CD3 possui um centro cirúrgico completo, apto para realização de cirurgias odontológicas de pequeno à grande porte, por isso sempre recomendamos que cirurgias de enxerto, cirurgias de múltiplos implantes, ou cirurgias de plástica gengival sejam realizadas com o paciente submetido à sedação consciente. Porém, qualquer outro procedimento cirúrgico ou não cirúrgico, a depender do estado geral de saúde do paciente, pode ser realizado com sedação. A sedação é leve, feita por um médico anestesiologista e dá maior conforto ao paciente tanto durante a cirurgia, quanto no pós-operatório. É ideal para pacientes portadores de necessidades especiais ou que tem fobias de dentistas.
Fazer visitas periódicas ao dentista Existem diversos problemas bucais que podem interferir na formação do feto e na saúde da mãe.
Muito além da estética o sorriso bonito garante autoestima elevada, maior confiança ao sorrir, falar, mastigar e consequentemente melhor relacionamento com as
Após a colocação dos implantes dentários é de suma importância que os cuidados se prolonguem ao longo dos anos, promovendo uma maior
Saliva e seus benefícios para a saúde bucal: 1-Evita feridas na boca: A saliva é composta por água e glicoproteínas, tendo como