A gengivite é causada pela presença da placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma.

Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e gerar infecção.

Mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes.

Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

São três os tipos de doença periodontal:

Gengivite: É a mais comum de inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva.

Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite.

Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não foram atingidos.

Periodontite: Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados.

Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva .

Periodontite avançada: As fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade.

Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Como funciona o tratamento da Gengivite?

Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos.

Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme.

Uma limpeza profissional feita pelo dentista é a única forma de remover  o tártaro.

Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas.

Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.