Equilíbrio da saúde bucal e corporal – Há algum tempo atrás a visita ao dentista era tida como obrigatória somente em casos de dores e doenças, hoje em dia não mais.

O hábito de visitar o dentista pelo menos uma vez ao ano, além de prevenir doenças, pode auxiliar no diagnostico de doenças bucais mais graves proporcionando chances maiores de cura. Aliado a isso, o fato de se alimentar saudavelmente e evitar a tensão e o estresse do cotidiano, colaboram para a manutenção da saúde bucal e geral.

O estresse pode  proporcionar alterações nas resistências físicas e psíquicas, ele também facilitando o surgimento de infecções bucais.

Pessoas que costumam ficar sob o efeito do estresse, apresentam sintomas frequentes de gengivite ulcerativa, que é uma inflamação dolorosa da gengiva, além disso estão mais propícias a ter mau hálito, retração gengival, sangramento e gengival e entre os casos mais comuns, o bruxismo/ apertamento dentário.

O bruxismo, nada mais é do que o ranger e/ou apertar dos dentes de forma inconsciente, geralmente durante a noite enquanto dorme.

No que se diz respeito à alimentação,  esta também é um fator importantíssimo para a boa saúde bucal, pois além de proporcionar nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema mastigatório, quando baixa em teor de açúcares, diminui o risco de cárie.

Os alimentos detergentes são aqueles que auxiliam na remoção de resíduos, gorduras e bactérias dos dentes. Eles aumentam a produção de saliva, diminuindo a acidez da boca, são ricos em fibras e possuem menos açúcar. Exemplos: maçã, pera, kiwi, melancia, brócolis, acelga, pepino e mamão.

E outro bom exemplo é a vitamina C, que mantém as gengivas saudáveis, ajuda na formação de colágeno (presente na gengiva) e ainda auxilia na cicatrização de pequenos cortes como os causados por fio dental, por exemplo.

Em suma, cuidar da saúde faz bem sempre, proporciona mais qualidade de vida, te dá mais prazer para realizar as atividades do dia e previne doenças.

Faça visitas periódicas ao dentista, cuide da sua saúde e cuide de você.

Para mais informações entre em contato conosco e agende sua consulta: (62)3251-6677.