Boca seca e a saúde bucal no clima seco

O clima seco traz muitos problemas a saúde, podemos citar dores de cabeça, incômodos na garganta e no nariz, cansaço excessivo, dificuldade para respirar, entre tantos outros.

Além disso, vale lembrar que esse clima traz problemas não só para o corpo, mas também para a saúde bucal, favorecendo o aparecimento de irritações e proliferações de bactérias e fungos.

No clima seco, pode haver a obstrução das vias nasais e ‘’obrigar’’ a pessoa a respirar pela boca, sendo assim, algumas forças atuam deslocando estruturas e guiando o crescimento ósseo da face de maneira anormal causando também a má oclusão dentária, em crianças e adolescentes, cujos ossos ainda estão em formação.

Nesse caso há consequências como: mordidas abertas, mordidas cruzadas e falta de crescimento da mandíbula (geralmente em pessoas mais novas).

Mas enfim, como podemos nos livrar desses problemas?

– A ingestão frequente de água é essencial ainda mais em épocas de clima seco, pois ajuda a aliviar irritações da garganta, nariz e proporcionar um melhor bem-estar do organismo.

– Outra dica importante para melhorar a umidade do ar, é utilizar vaporizadores, umidificadores, e até toalhas úmidas. São meios que favorecem a melhor estabilidade e condição climática daquele ambiente.

E em casos que a pessoa já possui esse problema há algum tempo, sem o fator climático como causa, é de suma importância que se procure um profissional dentista para que se tenha uma avaliação e um tratamento eficiente para o caso específico.

Agende agora mesmo a sua consulta na CD3 Odontologia, e garanta uma melhor qualidade de vida. (62) 3251-6677.

CD3 Odontologia, onde a precisão e arte se encontram.