Escolha dos alimentos – Nutrição adequada significa consumir uma dieta balanceada, oferecendo ao corpo os nutrientes necessários para boa saúde e bem-estar.

Se sua dieta é baixa nos nutrientes necessários ao corpo, sua boca poderá ter maior dificuldade ao resistir a infecções.

Por que a nutrição afeta a saúde bucal?

Uma dieta ruim pode levar a doença periodontal e cárie dentária.

Alimentos ricos em carboidratos, açúcares e amido contribuem grandemente para o desenvolvimento da cárie e doença periodontal em pessoas suscetíveis.

Verifique algumas dicas para uma dieta saudável:

– Alimentos com alto teor de açúcar são uma causa especialmente comum de cárie dentária. Tornar estes alimentos um deleite, em vez de serem a parte principal, irá ajudar a proteger os dentes.

– Manter uma dieta balanceada, consumir comidas variadas dos cinco maiores grupos alimentares.

– Ao escolher um lanche, opte por alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurtes naturais ou pedaços de frutas. Pois estes atuam como limpadores naturais e dificultam a adesão das bactérias causadoras da cárie, sobre o dente.

Dentes fortes com cálcio

Uma alimentação rica em minérais garante dentes fortalecidos. As doenças periodontais PODEM surgir como consequência da falta de minerais no organismo. Este tipo de doença ataca a estrutura de sustentação dos dentes (ossos, ligamento dentário e cemento).

Limpeza garantida com fibras

Alguns alimentos auxiliam na higiene bucal, mas como assim? Nossos dentes não ficam sujos após as refeições?

Os alimentos ricos em fibras exigem um esforço maior de nossa arcada dentária, sendo assim permanecem por mais tempo em nossa boca para podermos triturá-los.

Durante este processo, as impurezas acumuladas vão sendo arrastadas, devido ao contato maior com os dentes e aumento da salivação como auxiliar no processo.

Frutas em geral (principalmente a maçã), vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelos são fontes de fibras.

Para mais informações entre em contato a CD3 Odontologia e agende sua consulta: (62) 3251-6677.