Bruxismo? O que é isso?

Você acorda e os músculos da face a da boca doloridos ou com dor de cabeça? Se sim, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes durante o sono. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou até causar a sensação de mobilidade dentária, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso ao redor do dente e também pode afetar a gengiva. Em casos mais avançados, também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, levando a distúrbios da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Quais os sintomas e possíveis causas?

A maioria das pessoas não sabe que tem bruxismo, pois na maioria das vezes, este é um hábito inconsciente que acontece durante o sono.

Alguns sinais de bruxismo incluem dores no rosto e da cabeça, dores pescoço e sensibilidade dentária. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial e/ou dentária é causada por bruxismo.

E o tratamento?

O tratamento depende muito da manifestação do distúrbio, ou seja, se o mesmo aparece quando o paciente está passando por situações estressantes,  é indicado a prática de exercícios físicos e de meditação, para tirar a tensão e deixar a pessoa mais relaxada, concomitante ao uso de dispositivos miorrelaxantes (placas de mordida usadas para dormir) e toxina botulínica.

A toxina botulínica tem sido uma das terapias mais eficazes no manejo do bruxismo e a CD3 Odontologia conta com profissionais capacitados para a administração deste.

A avaliação da mordida do paciente também é fundamental ao tratamento.

Por esses motivos é tão importante uma avaliação por um cirurgião-dentista, para analisar o seu caso e direcionar o tratamento ideal.

Entre em contato conosco e agende sua consulta para obter mais informações: (62) 3251-6677.