Saúde bucal x saúde corporal – A boca é uma região que está diretamente ligada ao restante do corpo humano.

Por esse motivo, alguns sinais que surgem podem ter relação com outras enfermidades sistêmicas do organismo.

Várias bactérias, fungos e vírus que causam problemas bucais se não forem cuidadas e controladas podem penetrar no tecido e na corrente sanguínea, provocando inflamações em outras partes do copo.

Alguns sinais como os citados a seguir, podem sugerir doenças em outros sistemas do nosso corpo:

– Mau hálito:

É um problema muito comum, geralmente causado pela falta da higienização adequada.

Além disso pode aparecer como  sintoma de doenças como: gastrite, refluxo gastroesofágico, sinusite, rinite, laringite, câncer de estômago, diabetes, entre outros.

– Aftas: Pequenas bolhas vermelhas e doloridas na parte interna da bochecha e gengivas.

Muitas vezes podem indicar alterações hormonais e alergias..

– Saburra: É o acúmulo de bactérias na língua que dão um aspecto ‘’amarelado’’, ‘’espesso’’ e grosso.

Sua principal causa é a falta de higienização da língua, contudo, quando a higienização é excelente e mesmo assim o paciente continua com a saburra, podemos relacioná-la com a redução da produção salivar e descamação da mucosa bucal.

Este é um problema comum em pessoas com diabetes, sinusite e rinite.

Consulte um cirurgião-dentista da CD3 Odontologia para mais informações.

A CD3 Odontologia é uma clínica especializada em proporcionar resultados satisfatórios e mais qualidade de vida ao paciente.

Agente agora mesmo a sua consulta: (62) 3251-6677.